Faculdade Católica de Anápolis
Pedagogia

Sobre o curso

O curso de Pedagogia da Faculdade Católica de Anápolis destina-se à formação de professores licenciados para atuarem na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e demais instâncias do Sistema de Ensino. Além da docência, atuar também, como pesquisador e gestor dos processos pedagógicos em espaços escolares e no Sistema Educacional onde o fenômeno educativo se fizer presente.
 
A formação docente dar-se-á respeitando os princípios da Filosofia Perene, com compromisso ético e competência técnica tendo como área de concentração a docência, caracterizada pelo modo como se articulam seus elementos constitutivos: o ensino, a aprendizagem e o conhecimento com todos os valores éticos, estéticos, culturais e científicos que lhe são inerentes, considerada como objeto de estudo, como ação educativa e como prática históricossocial.
 
Assim, o curso tem como finalidade principal formar profissionais que valorizem os preceitos éticos nos processos educacionais e decisórios, capazes de trilhar caminhos próprios que possam suprir as restrições situacionais, capazes de executar e gerenciar as atividades próprias do Sistema de Ensino.

Auto Avaliação

A auto avaliação do Curso de Pedagogia Licenciatura é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Católica de Anápolis – CPA, que possui representantes docentes e discentes e que contribui com a finalidade precípua de se obter a melhoria das ações pedagógicas e de gestão acadêmica desenvolvidas no âmbito do curso.

O desafio dos membros da CPA da Faculdade Católica de Anápolis se vincula à dificuldade de superação do caráter punitivo ou de premiação presente na maioria dos processos avaliativos nascidos na lógica da eficiência da maior produtividade e na adoção de instrumentos de avaliação regulatória. Ressalta-se, assim, a preocupação dos envolvidos em identificar instrumentos e definir procedimentos teórico-práticos voltados para uma avaliação emancipatória baseada na participação da comunidade acadêmica (docentes, discentes e pessoal técnico-administrativo) no processo avaliativo do curso.
 
A auto avaliação do Curso de Pedagogia Licenciatura da Faculdade Católica de Anápolis se sustenta nas exigências do Sistema Nacional da Avaliação da Educação
Superior – SINAES, instituído pela Lei nº 10.861, de 14/04.2004 e regulamentada pela Portaria MEC nº 2.051, de 09 de julho de 2004 que propôs, além da avaliação do desempenho através do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE), a avaliação das Instituições de Ensino Superior e seus cursos, por meio de dois instrumentos: a avaliação externa in loco e a avaliação interna (auto avaliação).

Atividades Práticas

As atividades práticas do Curso de Pedagogia Licenciatura serão realizadas ao longo do semestre em função das orientações em cada disciplina, buscando proporcionar o contato com a prática em todos os momentos da formação. Apesar do Projeto de Conclusão de Curso ser pensado ao longo de todo o processo de formação ele tem sua culminância ao final do curso, devendo ser orientado pelo professor com conhecimento específico e atuação profissional na área temática escolhida pelo discente.

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