Tipo de curso
Bacharelado
Modalidade
Presencial
Duração
10 semestres (5 anos)
Dias de aula
Segunda a sexta
Turno
Noite
Apresentação do curso:
O bacharelado em Direito é um curso de graduação que tem como objetivo formar profissionais capazes de compreender e aplicar as leis e normas jurídicas em vigor no país. O curso é oferecido como bacharelado, com duração média de cinco anos, e é dividido em dez semestres, com uma carga horária mínima de 3 mil horas/aula definida pelo Ministério da Educação
Diferenciais:
O que você vai aprender?
Ao se formar em Direito, você estará apto a atuar em diversas áreas, como advocacia, magistratura, promotoria, defensoria pública, consultoria jurídica, entre outras . No entanto, para exercer a profissão de advogado, é necessário ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Este artigo menciona seu favorito a preços super baixos. Experimente a máxima satisfação com o RandM vape tornado Einweg Verdampfer Alta Qualidade, que oferece sabores ricos e golpes suaves, perfeito para seu estilo de vida agitado e aprimorando sua jornada de vaporização.
Mercado
O mercado de trabalho para os profissionais formados em Direito é amplo e diversificado. De acordo com o Ministério do Trabalho, os advogados estão entre os profissionais mais procurados pelas empresas do Brasil, ocupando o quinto posto no ranking das profissões . Além disso, a habilidade de trabalhar em vários departamentos dentro das empresas aumenta muito a empregabilidade desses profissionais
Diretor Geral: Pe. Esp. Fábio Aparecido Barbosa
Vice Direção Acadêmica: Profa. Esp. Magna de Souza Moreira,
Coordenador: Dr. Marcelo Henrique.
Coordenação
Perfil do Egresso
Metodologia
Corpo Docente
Matriz Curricular
Ementário e Bibliografia
Coordenação
O coordenador do curso é o professor mestre Algomiro Carvalho Neto que atuou na elaboração do projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Direito de maneira muito boa e eficiente. O professor organizou toda a parte de ementas e Matriz curricular com muita competência, bem como convidou os docentes que atuarão no curso. Percebe-se que ele mantém boa relação com o corpo docente constituído para o curso de Direito. Como Coordenador do Curso ele também participa do Conselho Acadêmico da Católica, órgão colegiado de decisão superior.
Experiência profissional:
– Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, TJ-GO, Brasil, desde 1993 até a presente data.
Experiência de magistério superior:
7 anos atuando no magistério superior como professor e Supervisor do núcleo de monografia.
Perfil do Egresso
As transformações sociais, políticas e econômicas vivenciadas pela sociedade brasileira, quiçá pela sociedade mundial, atingiram uma velocidade tamanha devida à revolução tecnológica, que as Instituições de Ensino Superior devem se adequar a elas para enfrentarem essas mudanças.
Os espaços de produção e comunicação do conhecimento têm exigido que a formação profissional seja facilitadora de aprendizagem para o novo, para o exercício da criatividade, da autonomia, da comunicação, da iniciativa e da cooperação, em que o profissional seja capaz também de buscar novas informações e de saber trabalhar com elas, isto é, que tenha criticidade, que seja capaz de produzir conhecimento, de forma a promover o desenvolvimento humano, social, político e econômico do país.Deste modo, o perfil do profissional do direito necessita de um ensino que fundamente e direcione para o desenvolvimento das capacidades de liderança, confiabilidade, comunicação, ousadia e empreendedorismo, criatividade, trabalho em equipe, conhecimentos técnicos, do aprender a aprender como um profissional cidadão ético. Afinal, o acadêmico não pode esperar que o professor transmita um conhecimento pronto pois o aprendizado é construído, e assim precisa buscar sempre uma mediação com o professor e seu objeto de estudo.O profissional do direito necessita tomar consciência de que ele não pode deter apenas o conhecimento específico da área jurídica, é preciso possuir outros dons culturais, que sejam pertinentes à vida social deste século.O profissional a ser formado é fruto da preocupação com sua competência como homem político – social, que ao se construir, constrói sua cultura sem perder de vista os princípios da Filosofia Perene. Dessa forma, o perfil profissional que a Faculdade Católica de Anápolis pretende formar é um profissional dotado de autonomia, espírito crítico e criatividade, aberto ao diálogo, capaz de inserir-se no mundo do trabalho e na sociedade em que participa. A Resolução n. 09/04 dispõe que o curso deve possibilitar o desenvolvimento das seguintes habilidades:– Capacidade de compreender o direito como fenômeno em construção que influencia e sofre influências do contexto sócio – político e econômico;– Capacidade de interpretação e de aplicação do Direito de forma adequada e significativa ao contexto social da atuação profissional;– Capacidade de inteligibilidade dos fenômenos jurídicos, como fenômenos sociais complexos, levando em consideração as variáveis históricas e sociais de uma sociedade complexa e interdependente;– Capacidade de pesquisa sobre as normas jurídicas, a dogmática ejurisprudência;– Capacidade de produção jurídica crítica e socialmente compromissadas, com domínio teórico e metodológico;– Capacidade de atuação profissional, apresentando sólido domínio teórico e prático, embasados em apurado senso crítico;– Capacidade para enfrentar profissionalmente questões jurídicas novas, por meio de práticas criativas e construtivas do Direito existente e a surgir;– Capacidade para transmissão e reprodução do saber jurídico;– Desenvolvimento da ética pessoal e profissional, compromissada com valores que respeitem a pluralidade e dignidade da pessoa humana e os princípios do Estado Democrático de Direito. Para que esse profissional possa ser formado é mister que o professor esteja imbuído de autoridade moral, ética; que exerça sua profissão com vocação e autonomia. Seja comprometido com seu mister, com a realidade que afeta a sociedade. Que esteja atento às transformações sociais e aos valores emergentes.Mas também deve estar atento às mudanças no perfil do aluno universitário de tal maneira que exerça uma relação dialógica, por meio da desmistificação do saber, facilitando o questionamento do conhecimento de forma a encontrar as respostas a partir da própria vivência, das próprias experiências e interesses de seus alunos.
Assim, a relação professor-aluno deve ser entendida não como relação de dependência, mas aquela em que o professor assume com autoridade didático– pedagógica a direção do processo formativo do aluno e, neste sentido, coloca – se como mediador entre o aluno e o conhecimento.
Metodologia
As transformações nos processos de aquisição de conhecimentos, como conseqüência das inovações tecnológicas, provocam mudanças constantes no perfil profissional. A formação visada pelo Curso de Direito Bacharelado aponta simultaneamente para uma atenção às necessidades e interesses dos alunos, bem como uma atenção especial ao mercado de trabalho. No propósito de atender a essas necessidades, busca-se estabelecer uma relação com o conhecimento não somente em sua forma epistemológica, mas o seu uso a fim de agir e interagir na sociedade.
Sendo assim podem-se destacar três componentes que contribuem para efetivar o papel dos participantes do processo:
São os instrumentos principais do processo de aprendizagem, pois contém a parte principal da estratégia de formação: os objetivos, os conteúdos, as atividades práticas e a avaliação. Ressalta-se que os meios, por si só, ainda que sejam de qualidade, não podem garantir uma aprendizagem efetiva, necessitando assim de outros elementos de apoio.
Abrangem a ação do processo de formação, desde o instante em que o aluno inicia o contato com a Instituição, até a finalização do curso, incluindo as orientações necessárias para por em prática a aprendizagem adquirida ou para incentivar uma formação continuada. Isso implica em atenção personalizada e em acompanhamento dos processos de aprendizagem realizados, não se limitando aos encontros presenciais, mas saindo do contexto físico da Instituição para se realizar em espaços que se criam à distância, através das visitas técnicas, interação com outras IES e pesquisa de campo.
O monitoramento dos temas de pesquisa de campo e seus respectivos relatórios, as atividades curriculares e as avaliações são as ferramentas que o curso utiliza para garantir o desenvolvimento das ações pedagógicas. Nesta fase se colhe o feedback no sentido de fornecer reforço da aprendizagem visando a melhorar o desempenho do aluno. Estes feedbacks são efetuados de forma avaliativa, com datas previamente marcadas, respeitando o calendário acadêmico do Curso, ou de forma inopinada, aferindo o grau de fixação do conteúdo aprendido.
Corpo Docente
O que se propõe no Curso é a formação de sujeitos críticos e reflexivos, capazes de problematizar, pesquisar, confrontar situações problemas, fazer análises, ou seja, uma formação que assegure o desenvolvimento da capacidade de aprender a pensar e de aprender a aprender, fomentando a autonomia intelectual. Deve estimular os discentes a participarem de diversos eventos.
Promover parcerias com órgãos públicos do Poder Judiciário de Goiás: Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs); Tribunal de Justiça
do Estado de Goiás – Justiça móvel; Ministério Público Federal –Procuradoria da República de Goiás; Ministério do Trabalho-Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás; entre outros para ampliar o espaço de atuação dos acadêmicos de Direito;
O Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, com base no conteúdo programático da matriz curricular e tendo em vista as competências relacionadas ao Estágio, desenvolverá atividades pertinentes tanto ao ensino quanto à pesquisa e extensão, na medida em que trata de casos concretos, processos e procedimentos, propiciando o aprendizado prático das disciplinas do currículo, consistentes em prática simulada e prática real, além da assistência jurídica gratuita e de cunho social, com vistas a atender à comunidade.
Matriz Curricular
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Ementário e Bibliografia
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