Filosofia

Tipo de curso

Licenciatura

Modalidade

Presencial

reshot-icon-refresh-time-MUTP2R8CW4

Duração

8 semestres (4 anos)

calendar

Dias de aula

Segunda a quinta

reshot-icon-refresh-time-MUTP2R8CW4

Turno

Noite

Apresentação do curso:

A Licenciatura em Filosofia é um curso de graduação que se concentra no estudo da filosofia e na formação de professores para o ensino dessa disciplina.
O objetivo do curso é formar profissionais capazes de lecionar filosofia em escolas públicas e privadas, além de desenvolver pesquisas na área. Durante a graduação, os alunos estudam as principais correntes filosóficas, desde a Antiguidade até os dias atuais, e aprendem a aplicar esses conhecimentos em sala de aula
O curso pretende levar a vocação do pensamento a desdobrar as melhores possibilidades da assim chamada filosofia perene, professando um realismo consequente com tais premissas. Assim sendo, às clássicas abordagens histórica e sistemática dos seus objetos materiais, acrescenta como contribuição específica da Faculdade Católica de Anápolis a construção de uma hermenêutica que se realize numa perspectiva ética e bioética, haurida no magistério ordinário da Igreja

Diferenciais:

  • O Curso Superior de Licenciatura Plena em Filosofia, oferecido pela Faculdade Católica, foi o primeiro curso da Instituição representando, assim, um marco da discussão nesta área do conhecimento pelas suas possibilidades de inserção nos estudos na área filosófica.
  • O profissional se apresenta para o serviço como um produtor do conhecimento, um cultivador dos hábitos perenes do Ocidente e um membro participativo da Comunidade Educativa, comprometido com valores morais e estéticos elevados, próprios de uma sólida formação técnica, humana e político-social, voltada para a educação do homem integral.
  •  A proposta do curso e que o profissional seja mediador entre o conhecimento socialmente significativo e o aluno, um articulador entre a escola, a cultura perene e a sociedade de hoje

O que você vai aprender?

  • Sólida formação de história da filosofia, que capacite para a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas, sistemas filosóficos, assim como para a análise e reflexão crítica da realidade social em que se insere.
  • Como licenciado, a condição para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os jovens para a reflexão filosófica, bem como transmitir aos alunos do Ensino Básico o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e consequente.
  • Os fundamentos e as técnicas básicas para a pesquisa acadêmica e para a reflexão Inter e transdisciplinar, aliados a uma atitude de investigação determinada por constante busca das informações em diversas fontes, apresentando uma postura crítica e dialética.
  • A visão transversal da filosofia para contribuir profissionalmente também em outras áreas, no debate interdisciplinar, nas assessorias culturais, produção literária etc.
  • O interesse pelo entendimento e posicionamento em relação ao problema da filosofia da educação e da instituição escolar na atualidade.
  • A admiração pela profissão do magistério e sintonia com as questões da categoria

Mercado

O mercado de trabalho para licenciados em Filosofia é amplo e diversificado. Além da docência, o profissional pode atuar em áreas como editoração, consultoria, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais

Diretor Geral: Pe. Esp. Fábio Aparecido Barbosa,
Vice Direção Acadêmica: Profa. Ms. Magna de Souza Moreira,
Coordenador: Prof. Pe. Gilberto.

Olá, Posso ajudar?