As transformações nos processos de aquisição de conhecimentos, como conseqüência das inovações tecnológicas, provocam mudanças constantes no perfil profissional. A formação visada pelo Curso de Direito Bacharelado aponta simultaneamente para uma atenção às necessidades e interesses dos alunos, bem como uma atenção especial ao mercado de trabalho. No propósito de atender a essas necessidades, busca-se estabelecer uma relação com o conhecimento não somente em sua forma epistemológica, mas o seu uso a fim de agir e interagir na sociedade.
Sendo assim podem-se destacar três componentes que contribuem para efetivar o papel dos participantes do processo:
São os instrumentos principais do processo de aprendizagem, pois contém a parte principal da estratégia de formação: os objetivos, os conteúdos, as atividades práticas e a avaliação. Ressalta-se que os meios, por si só, ainda que sejam de qualidade, não podem garantir uma aprendizagem efetiva, necessitando assim de outros elementos de apoio.
Abrangem a ação do processo de formação, desde o instante em que o aluno inicia o contato com a Instituição, até a finalização do curso, incluindo as orientações necessárias para por em prática a aprendizagem adquirida ou para incentivar uma formação continuada. Isso implica em atenção personalizada e em acompanhamento dos processos de aprendizagem realizados, não se limitando aos encontros presenciais, mas saindo do contexto físico da Instituição para se realizar em espaços que se criam à distância, através das visitas técnicas, interação com outras IES e pesquisa de campo.
O monitoramento dos temas de pesquisa de campo e seus respectivos relatórios, as atividades curriculares e as avaliações são as ferramentas que o curso utiliza para garantir o desenvolvimento das ações pedagógicas. Nesta fase se colhe o feedback no sentido de fornecer reforço da aprendizagem visando a melhorar o desempenho do aluno. Estes feedbacks são efetuados de forma avaliativa, com datas previamente marcadas, respeitando o calendário acadêmico do Curso, ou de forma inopinada, aferindo o grau de fixação do conteúdo aprendido.