Lato Sensu
Psicopedagogia Clínica/Institucional
Sobre o curso
A Psicopedagogia é uma área do conhecimento e pesquisa que atua de forma interdisciplinar, voltada para os processos de ensino-aprendizagem que integram o diagnóstico e a intervenção em situações que envolvam esses processos no plano individual, grupal e institucional.
Público alvo
Profissionais de todas as áreas do conhecimento que desejam atuar como psicopedagogos(as), profissionais da área da educação, psicólogos(as) e profissionais que atuem em diferentes áreas que exijam uma análise do processo de aprendizagem e leitura dos problemas do aprender.
Área de atuação
Os profissionais com essa especialização podem atuar na área clínica, em instituições de ensino da rede pública e privada, em hospitais e clínicas de psicologia, centros de pesquisa e ainda em consultório próprio ou como autônomos.
Mais informações
- Carga horária do curso: 740 h
- Período em meses: 16 meses
- Dois sábados por mês
- Informações - 062 9 9221 1989
COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO:
Fundamentos da Psicopedagogia Institucional e Clínica
Teorias da Aprendizagem e suas implicações psicopedagógicas
Transtornos, Distúrbios e Dificuldades da Aprendizagem..
Metodologia do Ensino Superior/ Práticas Docentes
Diagnóstico e intervenção na Instituição
Estágio Institucional
Orientação Estágio Institucional
Desenvolvimento da leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático.
Neuropedagogia
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
Estágio Clínico
Diagnóstico e Intervenção na Clínica
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA
RG
CPF
Histórico Escolar
Diploma ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação
Comprovante de Endereço
01 Foto 3×4
Currículo Lattes
Perguntas frequentes
Ser capaz de elaborar um Informe Psicopedagógico que possa atender a expectativa das famílias e das Instituições de forma a minimizar os problemas de aprendizagem que surgem no processo de ensino e colaborar na orientação das equipes multidisciplinares para uma abordagem mais eficiente no desenvolvimento do aprendente.
Após o curso seja capaz de fazer uma leitura dos problemas que emergem da e na interação social voltada para o sujeito que aprende e compreender os fatores que intervêm nos problemas na busca de alternativas de ação para uma mudança significativa nas posturas frente ao ensinar e aprender.
Desenvolver habilidades e competências que lhe permita analisar, diagnosticar e intervir de forma interdisciplinar nos processos de ensino-aprendizagem.