Tipo de curso
Bacharelado
Modalidade
Presencial
Duração
10 semestres (5 anos)
Dias de aula
Segunda a sexta
Turno
Noite
Apresentação do curso:
O Curso Bacharelado em Psicologia é um curso de graduação que tem como objetivo formar profissionais capacitados para abordar as questões subjetivas, com contribuições importantes para a qualidade de vida, favorecendo o entendimento dos problemas individuais e coletivos da população e, assim, tornando mais efetivas as respostas a eles. O curso é oferecido como Bacharelado, com duração média de cinco anos, e é dividido em dez semestres, com uma carga horária mínima de 4 mil horas aula definido pelo Ministério da Educação.
Diferenciais:
O Curso de Psicologia da Faculdade Católica de Anápolis, visa atender às novas demandas do mercado de trabalho, fruto das transformações sociais que impactaram as relações humanas nos últimos anos. Através da introdução dos alunos às matérias epistemológicas, filosóficas, antropológicas, sociológicas, tecnológicas, de iniciação científica e extensão, buscará habilitar profissionais preocupados com o seu próprio engajamento, tornando-os capazes de enfrentarem um mercado de trabalho cada vez mais agressivo e competitivo.
O que você vai aprender?
A estrutura curricular ensejará condições para que o psicólogo seja capacitado a desenvolver uma visão crítica dos processos psicossociais e da formação ética, científica e técnica adequadas à atuação nas diferentes áreas onde o profissional de Psicologia possa contribuir para a compreensão dos fenômenos psicológicos, propondo ações preventivas e/ou terapêuticas, cooperando para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade de vida da população nos vários segmentos de atuação do psicólogo, inclusive com visão de mercado regional e local, e sem dúvida, não perder o foco que o psicólogo é um profissional para o mundo.
Mercado
A Faculdade Católica de Anápolis não pretende formar apenas o Profissional Psicólogo, mas também o ser humano preparado para lidar com o público em geral, e com o que há de mais moderno no âmbito de sua profissão. A Faculdade Católica de Anápolis entende ainda que a atuação dos psicólogos não se restringe somente aos espaços já consagrados como consultórios particulares, escolas e empresas. Com os avanços da própria área, a atuação dos psicólogos expandiu-se para incluir também a atuação em questões sociais, ligando a Psicologia às políticas públicas e à realidade social do País.
Diretor Geral: Pe. Esp. Fábio Aparecido Barbosa
Vice Direção Acadêmica: Profa. Esp. Magna de Souza Moreira,
Coordenador: Aline Nobre
O coordenador do curso é o professor mestre Algomiro Carvalho Neto que atuou na elaboração do projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Direito de maneira muito boa e eficiente. O professor organizou toda a parte de ementas e Matriz curricular com muita competência, bem como convidou os docentes que atuarão no curso. Percebe-se que ele mantém boa relação com o corpo docente constituído para o curso de Direito. Como Coordenador do Curso ele também participa do Conselho Acadêmico da Católica, órgão colegiado de decisão superior.
Experiência profissional:
– Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, TJ-GO, Brasil, desde 1993 até a presente data.
Experiência de magistério superior:
7 anos atuando no magistério superior como professor e Supervisor do núcleo de monografia.
As transformações sociais, políticas e econômicas vivenciadas pela sociedade brasileira, quiçá pela sociedade mundial, atingiram uma velocidade tamanha devida à revolução tecnológica, que as Instituições de Ensino Superior devem se adequar a elas para enfrentarem essas mudanças.
Assim, a relação professor-aluno deve ser entendida não como relação de dependência, mas aquela em que o professor assume com autoridade didático– pedagógica a direção do processo formativo do aluno e, neste sentido, coloca – se como mediador entre o aluno e o conhecimento.
As transformações nos processos de aquisição de conhecimentos, como conseqüência das inovações tecnológicas, provocam mudanças constantes no perfil profissional. A formação visada pelo Curso de Direito Bacharelado aponta simultaneamente para uma atenção às necessidades e interesses dos alunos, bem como uma atenção especial ao mercado de trabalho. No propósito de atender a essas necessidades, busca-se estabelecer uma relação com o conhecimento não somente em sua forma epistemológica, mas o seu uso a fim de agir e interagir na sociedade.
Sendo assim podem-se destacar três componentes que contribuem para efetivar o papel dos participantes do processo:
São os instrumentos principais do processo de aprendizagem, pois contém a parte principal da estratégia de formação: os objetivos, os conteúdos, as atividades práticas e a avaliação. Ressalta-se que os meios, por si só, ainda que sejam de qualidade, não podem garantir uma aprendizagem efetiva, necessitando assim de outros elementos de apoio.
Abrangem a ação do processo de formação, desde o instante em que o aluno inicia o contato com a Instituição, até a finalização do curso, incluindo as orientações necessárias para por em prática a aprendizagem adquirida ou para incentivar uma formação continuada. Isso implica em atenção personalizada e em acompanhamento dos processos de aprendizagem realizados, não se limitando aos encontros presenciais, mas saindo do contexto físico da Instituição para se realizar em espaços que se criam à distância, através das visitas técnicas, interação com outras IES e pesquisa de campo.
O monitoramento dos temas de pesquisa de campo e seus respectivos relatórios, as atividades curriculares e as avaliações são as ferramentas que o curso utiliza para garantir o desenvolvimento das ações pedagógicas. Nesta fase se colhe o feedback no sentido de fornecer reforço da aprendizagem visando a melhorar o desempenho do aluno. Estes feedbacks são efetuados de forma avaliativa, com datas previamente marcadas, respeitando o calendário acadêmico do Curso, ou de forma inopinada, aferindo o grau de fixação do conteúdo aprendido.
O que se propõe no Curso é a formação de sujeitos críticos e reflexivos, capazes de problematizar, pesquisar, confrontar situações problemas, fazer análises, ou seja, uma formação que assegure o desenvolvimento da capacidade de aprender a pensar e de aprender a aprender, fomentando a autonomia intelectual. Deve estimular os discentes a participarem de diversos eventos.
Promover parcerias com órgãos públicos do Poder Judiciário de Goiás: Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs); Tribunal de Justiça
do Estado de Goiás – Justiça móvel; Ministério Público Federal –Procuradoria da República de Goiás; Ministério do Trabalho-Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás; entre outros para ampliar o espaço de atuação dos acadêmicos de Direito;
O Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, com base no conteúdo programático da matriz curricular e tendo em vista as competências relacionadas ao Estágio, desenvolverá atividades pertinentes tanto ao ensino quanto à pesquisa e extensão, na medida em que trata de casos concretos, processos e procedimentos, propiciando o aprendizado prático das disciplinas do currículo, consistentes em prática simulada e prática real, além da assistência jurídica gratuita e de cunho social, com vistas a atender à comunidade.