Professor e Doutor Jivaldo Lima discute reflexões contemporâneas da Revolução dos Bichos em palestra na Faculdade Católica de Anápolis
Palestra de Jivaldo Lima sobre a Revolução dos Bichos é bem recebida e gera interação entre alunos e participantes
Jornalista: Adma Bonifacio
No último dia 27 de fevereiro, o professor e doutor Jivaldo Lima apresentou uma palestra intitulada “Revolução dos Bichos: Reflexões Contemporâneas” no Auditório da Faculdade Católica de Anápolis (FCA).
O evento teve início com uma análise histórico-contextual do romance/filme homônimo, “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell. O palestrante sintetizou o enredo e destacou o totalitarismo e a ditadura presentes na trama, que se referem ao socialismo historicamente realizado na Revolução Soviética de 1917.
Em seguida, o professor fez uma análise contemporânea da obra, destacando as possíveis aplicações limitadas ao próprio tipo de discurso que a fábula se enquadra. Ele relacionou o tema do livro com o momento político-jurídico vivido no Brasil, a partir do final do ano passado.
Jivaldo Lima também mencionou algumas matrizes da fábula, que são igualmente presentes em outra obra do mesmo autor, “1984”. Ele ressaltou a figura do grande-irmão, que controla tudo e exerce processos de cancelamento, perseguição e censura a partir das cortes supremas do sistema vigente nos referidos textos e na contemporaneidade.
A palestra foi encerrada com um momento de interação com o público, onde o palestrante respondeu a perguntas que lhe foram dirigidas. O evento foi de grande relevância para a comunidade acadêmica e para todos aqueles interessados em refletir sobre os temas abordados na obra de George Orwell.
Quem é o palestrante?
Com um currículo repleto de experiências enriquecedoras e habilidades excepcionais, este professor e doutor é a personificação do conhecimento e da excelência acadêmica, José Jivaldo Lima, Advogado inscrito na OAB/GO. Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Gama Filho (2013). Pós-Graduando em Direito Imobiliário pela Faculdade LEGALE. Pesquisador em Direito Processual Civil e Filosofia do Direito. Líder/Coordenador de Grupo de Pesquisas (CNPq/UFG) em Filosofia do Direito e História da Filosofia. Cursos de Atualização Jurídica pela ESA/GO. Doutor em Filosofia/PUCRS-Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) (Eixo de pesquisa em Filosofia Medieval, Ética e Política e Cultura Latina). Mestre em Filosofia/UFG-Universidade Federal de Goiás (2000) (Eixo de pesquisa em Filosofia Medieval, Ética e Política e Cultura Latina). Pós-Graduação em Filosofia Moderna pela PUC/MG (1998). Graduação em Licenciatura em Filosofia – UNIFAI Centro Universitário Assunção (1995). Professor Adjunto da UFG-Universidade Federal de Goiás-CCG. Vice-Coordenador de Pesquisa UFG/Regional Goiás/Santana. Pesquisador CNPQ/Tradutor de Latim. Traduções Publicadas: Tradução Latim-Português: “In Decem Libros Ethicorum Aristotelis ad Nicomachum Expositio”, L. I (Tomás de Aquino); Tradução Latim-Português: “Disputationes Metaphysicae”, Disp. XXXIX (Francisco Suárez); Tradução Latim-Português: “De Potestate Ecclesiae”, (Anônimo)-Latim-Espanhol. Projeto de Traduções em Andamento: Tradução Latim-Português: “In Decem Libros Ethicorum Aristotelis ad Nicomachum Expositio”, L. II-X (Tomás de Aquino). Professor de Latim Jurídico/Forense (I-II).