Licenciatura em Filosofia

Perfil do egresso

O professor da Educação Básica, formado pelo Curso de Filosofia do Instituto Superior de Educação da Faculdade Católica de Anápolis deverá ser um indivíduo harmonizado nas dimensões pessoal – cidadão-profissional, competente para trabalhar com a docência; que possua tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico, como também a experimentação de propostas inovadoras nesta área; que seja mediador entre o conhecimento socialmente significativo e o aluno, um articulador entre a escola, a cultura perene e a sociedade de hoje. Enfim, que se apresente para o serviço como um produtor do conhecimento, um cultivador dos hábitos perenes do Ocidente e um membro participativo da Comunidade Educativa, comprometido com valores morais e estéticos elevados, próprios de uma sólida formação técnica, humana e político-social, voltada para a educação do homem integral. 

Em termos gerais, espera-se que o aluno concluinte possua: 

a) Sólida formação de história da filosofia, que capacite para a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas, sistemas filosóficos, assim como para a análise e reflexão crítica da realidade social em que se insere. 

b) Como licenciado, a condição para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os jovens para a reflexão filosófica, bem como transmitir aos alunos do Ensino Básico o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e conseqüente. 

c) Os fundamentos e as técnicas básicas para a pesquisa acadêmica e para a reflexão inter e trans-disciplinar, aliados a uma atitude de investigação determinada por constante busca das informações em diversas fontes, apresentando uma postura crítica e dialética. 

d) A visão transversal da filosofia para contribuir profissionalmente também em outras áreas, no debate interdisciplinar, nas assessorias culturais, produção literária etc. 

e) O interesse pelo entendimento e posicionamento em relação ao problema da filosofia da educação e da instituição escolar na atualidade. 

f) A admiração pela profissão do magistério e sintonia com as questões da categoria. 

g) A capacidade de gestão de sua formação continuada.

Licenciatura em Filosofia
Olá, Posso ajudar?