Bacharelado em Direito

Atividades Complementares

O Projeto Pedagógico que define o curso de Direito da Faculdade Católica de Anápolis é produto  de um processo  contínuo  de  discussão,  avaliação  e  atendimento  às  exigências  estabelecidas  na  Resolução  n.  09/2004,  Pareceres  55/04  e  211/04  do  Conselho  Nacional  de  Educação.

As formulações apresentadas na proposta curricular  têm por base vários fatores,  dentre  eles  pode-se  citar  as  mudanças  ocorridas  no  cenário  local, regional e nacional que apontam para a perda do poder aquisitivo população; para  a  busca  de  novos  valores;  cobranças  de  uma  prestação  jurisdicional  mais célere e de atuação profissional mais ética; um novo perfil de aluno que chega à universidade;  novas  exigências  do  mercado  de  trabalho,  e  tantos  outros,  são fatores  observados que  ensejaram  a  propositura de uma  proposta  curricular  que possibilite  ao aluno construir a sua formação a partir da inserção de disciplinas de  sua  livre  escolha  e,  ainda,  o  enriquecimento  por  meio  de  Atividades  Complementares,  bem  como  participação  em  atividades  científicas,  culturais  e   desenvolvidas pelas coordenações dos Cursos da Faculdade.

Na programação do curso  deu-se especial atenção às atividades  práticas.  Assim,  as  ementas  das  disciplinas  atentam para as exigências da contemporaneidade, notadamente no que  tange à atenção à criança e adolescente, ao idoso,  às questões ambientais, dentre outras,  apresentam  a  exigência  do  desenvolvimento  de  atividades  práticas  ou estudo de caso, como complementação ao conteúdo eminentemente teórico. É de ressaltar que há disciplinas que possibilitam o atendimento dessas necessidades por  meio de atividades lúdicas  como apresentação de filmes, leitura e análise de livros paradidáticos ou mesmo romance, sendo importante que o aluno possa  compreender o universo teórico aplicado a uma realidade que lhe seja próxima.

Outra  proposta  pedagógica  apresentada  se  refere ao Trabalho de Conclusão de Curso, o qual contará com duas modalidades de atividades científicas, a monografia ou o artigo científico, em que o aluno poderá optar por um  ou  outro,  desde  que  o  tema  seja  vinculado  à área jurídica.

O Estágio Supervisionado é uma organização didático pedagógica, contemplando desdobramentos  em  suas  atividades  simuladas, audiências e visitas e caso concreto.

Em face dessa Proposta Curricular, oriunda  de  sugestões apresentadas  pelo corpo  docente e  administrativo  e ainda  pelas  exigências  legais  impostas,  e  também  pela  manutenção  da  qualidade, princípio inerente à Filosofia da Católica de Anápolis,  ela   necessitará  de acompanhamento em  sua  implantação  e  implementação  de  avaliação  da    Matriz  Curricular Pela Coordenação do Curso de Direito e  avaliação desenvolvida  pela Comissões  Própria de  Avaliação  – CPA   e  avaliações  externas,  a  serem conduzidas pelos órgãos responsáveis.

Bacharelado em Direito
Olá, Posso ajudar?