O Projeto Pedagógico que define o curso de Direito da Faculdade Católica de Anápolis é produto de um processo contínuo de discussão, avaliação e atendimento às exigências estabelecidas na Resolução n. 09/2004, Pareceres 55/04 e 211/04 do Conselho Nacional de Educação.
As formulações apresentadas na proposta curricular têm por base vários fatores, dentre eles pode-se citar as mudanças ocorridas no cenário local, regional e nacional que apontam para a perda do poder aquisitivo população; para a busca de novos valores; cobranças de uma prestação jurisdicional mais célere e de atuação profissional mais ética; um novo perfil de aluno que chega à universidade; novas exigências do mercado de trabalho, e tantos outros, são fatores observados que ensejaram a propositura de uma proposta curricular que possibilite ao aluno construir a sua formação a partir da inserção de disciplinas de sua livre escolha e, ainda, o enriquecimento por meio de Atividades Complementares, bem como participação em atividades científicas, culturais e desenvolvidas pelas coordenações dos Cursos da Faculdade.
Na programação do curso deu-se especial atenção às atividades práticas. Assim, as ementas das disciplinas atentam para as exigências da contemporaneidade, notadamente no que tange à atenção à criança e adolescente, ao idoso, às questões ambientais, dentre outras, apresentam a exigência do desenvolvimento de atividades práticas ou estudo de caso, como complementação ao conteúdo eminentemente teórico. É de ressaltar que há disciplinas que possibilitam o atendimento dessas necessidades por meio de atividades lúdicas como apresentação de filmes, leitura e análise de livros paradidáticos ou mesmo romance, sendo importante que o aluno possa compreender o universo teórico aplicado a uma realidade que lhe seja próxima.
Outra proposta pedagógica apresentada se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso, o qual contará com duas modalidades de atividades científicas, a monografia ou o artigo científico, em que o aluno poderá optar por um ou outro, desde que o tema seja vinculado à área jurídica.
O Estágio Supervisionado é uma organização didático pedagógica, contemplando desdobramentos em suas atividades simuladas, audiências e visitas e caso concreto.
Em face dessa Proposta Curricular, oriunda de sugestões apresentadas pelo corpo docente e administrativo e ainda pelas exigências legais impostas, e também pela manutenção da qualidade, princípio inerente à Filosofia da Católica de Anápolis, ela necessitará de acompanhamento em sua implantação e implementação de avaliação da Matriz Curricular Pela Coordenação do Curso de Direito e avaliação desenvolvida pela Comissões Própria de Avaliação – CPA e avaliações externas, a serem conduzidas pelos órgãos responsáveis.