PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA 2009

1- JOGOS E BRINCADEIRAS NA ESCOLA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM- Vanessa Borsatto Mendonça

2- RELATÓRIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA (ESTUDO DE CASO)- SINARA CRISTINA DO NASCIMENTO MESSIAS

3- O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM RELAÇÃO AOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM- ROSÂNGELA RIBEIRO REIS

4- A CRIANÇA E O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL- Raquel Alves U. Veríssimo de Oliveira

5- NOVOS RUMOS E NOVOS HORIZONTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) ATRAVÉS DA PSICOPEDAGOGIA- Quézia Tomaz Pereira Santana

6- CONFORTO ESCOLAR: AMBIENTE FÍSICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM- LUIZ SEBASTIÃO SANTANA

7- INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAL NA APRENDIZAGEM ESCOLAR- LEONY ANDRADE CLEMONEZ.

8- A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM- GLÉLIA A. BARRETO ISAAC

9- O LÚDICO NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL E UM RECURSO FACILITADOR DO APRENDIZADO- FLÁVIA REGINA MONTEIRO SANTOS

10- INCLUSÃO E ARTERAPIA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DE ARTES OSWALD VERANO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS PORTADORES DE
NECESSIDADES ESPECIAIS- EUGÊNIO PACELLE DE ALMEIDA

11- A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COGNITIVO DA CRIANÇA- Divina Benedita da Silva Andrade

12- O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA INCLUSÃO ESCOLAR- CLÁUDIA RODRIGUES DE SOUZA

13- A PRÁTICA AVALIATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR- APARECIDA CÂNDIDA SOARES

14- A LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA- SAMANTHA LÍVIA AGUIAR PIRES DE MOURA.

15- INDISCIPLINA: UMA ANÁLISE DOS FATORES FAMILIARES E SEUS REFLEXOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL- NEUSA APARECIDA MARCELINO.

16- O PSICOPEDAGOGO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA- MARLY DO CARMO DE SOUZA LEÃO.

17- A MEDIAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO FRENTE A INDISCIPLINA ESCOLAR- MARLI APARECIDA DE MOURA FERNANDES.

18-  JOGOS, BRINCADEIRAS E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA DE DOIS A SEIS ANOS- MARIA LOURENÇO MENDONÇA.

19- INCLUSÃO DIGITAL- MARGARIDA JOSE DE CAMARGO ROSA.

20- A INCLUSÃO DA CRIANÇA PORTADORA DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR- MÁRCIA DE SOUSA CARVALHO.

21- A NARRATIVA LITERÁRIA COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL- MAGDA DE JESUS RODRIGUES.

22- HIPERATIVIDADE E SUAS RELAÇÕES: FAMÍLIA, ESCOLA E INDIVÍDUO-KÁTIA SIRENE BATISTA ARA[UJO.

23- O LÚDICO E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL- FABIANA PATRÍCIA MIGUEL CORDEIRO

24- AFETIVIDADE NA ESCOLA “ELO DE INTERAÇÃO ESTRUTURAL, EMOCIONAL E COGNITIVO DO SER HUMANO”- EROTIDES MARIA SOUZA REZENDE.

25- INCLUSÃO ESCOLAR UMA PRÁTICA POSSÍVEL. – CÁRITA MADALENA SILVA DE MENEZES PEDATELA.

26- INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NA PRÁTICA EDUCACIONAL, NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. – Iolinda Moreira de Melo Ferreira.

27- A IMPORTÂNCIA DA PSICOPEDAGOGIA E SUAS INFERÊNCIAS NOS PROCESSOS SÓCIO-EDUCACIONAIS. – IRENE COSTA SILVA.

28- O ATO DE LER: REALIDADE E IMAGINAÇÃO. – RENATA ALVES MOREIRA DE FREITAS

29- A LITERATURA INFANTIL E A FORMAÇÃO DE VISÃO DE MUNDO DA CRIANÇA DE 4 A 6 ANOS. – ROSA MARIA ISAAC

30- JOGOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. – Valeria Helena Araújo S. Cunha