PEDAGOGIA 2019

1- O COMPORTAMENTO DA CRIANÇA E OS AGENTES DO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. – ALINE RORIZ CLEMENTE. – ORIENTAÇÃO: PROFª. MA. ALLYNE CHAVEIRO FARINHA.

2- A RELEVÂNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. – ANA ELISA MAIA DA SILVA. – ORIENTAÇÃO: PROFª. MA. ALLYNE CHAVEIRO FARINHA.

3- A APLICAÇÃO DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE PERCEPÇÃO DOS DOCENTES INSCRITOS NO CURSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CEFOPE – CENTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. – CRISTINA DE MOURA SILVA. – ORIENTAÇÃO: PROFª. MA. ALLYNE CHAVEIRO FARINHA.

4- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE. – JACQUELINE PATRÍCIA RODRIGUES DOS SANTOS. – ORIENTAÇÃO: PROFª. MA. ALLYNE CHAVEIRO FARINHA.

5- POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COMPARATIVO DE ANGOLA E BRASIL. – ROSA CUMBOMBO SACALUMBO CHINGAMBA. – ORIENTAÇÃO: PROFª. MA. ALLYNE CHAVEIRO FARINHA.

6- OS DESAFIOS QUE ESTRUTURAM AS RELAÇÕES CONSTITUÍDAS ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA. VALÉRIA DOS SANTOS FERREIRA, VIVIANE KARLA FERREIRA NUNES. – ORIENTAÇÃO: PROFº. ME. RENATO ANTÔNIO RIBEIRO.

7- A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:RESISTÊNCIA OU CONFORMISMO. – ARLETE JUVENTINA VENANCIO, DJEIZIANE GABRIELA DINIZ CARVALHO. – ORIENTAÇÃO: PROFº. ME. RENATO ANTÔNIO RIBEIRO.

8- LIBRAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. – ANA CRISTINA SILVA, GEOVANA LARA MORAIS OLIVEIRA. – ORIENTAÇÃO: PROFº. ME. RENATO ANTÔNIO RIBEIRO.

9- O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. – BRENA GOMES DE OLIVEIRA SILVEIRA, IASMYM OLIVEIRA BARBOSA. – ORIENTAÇÃO: PROFº. ME. RENATO ANTÔNIO RIBEIRO.

10- FORMAÇÃO DOCENTE PARA POSSÍVEIS CASOS DE ABUSO SEXUAL. – NAÍSSA NÁTYLA MARINHO GOMES, XÊNIA CRISTINA VENÂNCIO CARDOSO. – ORIENTAÇÃO: PROFº ME. RENATO ANTÔNIO RIBEIRO.

11- OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. – JOAQUIM CORREIA FRANCISCO, JUSSIARA COSTA FARIAS. – ORIENTAÇÃO: PROFº ME. RENATO ANTÔNIO RIBEIRO.

12- POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS NA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA DO CURSO DE PEDAGOGIA EM ANÁPOLIS. – DÉBORA CAROLINA ARAÚJO DE SOUSA, EDIVÂNIA DA SILVA CUNHA. – ORIENTAÇÃO: PROFº ME. RENATO ANTÔNIO RIBEIRO.

13-  PEDAGOGO NO BERÇÁRIO: O CONFRONTO ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR. – PABLYNE CASSIMIRO ALVES, MILLENEMARTINS BITENCOURT. – ORIENTAÇÃO: PROFº ME. RENATO ANTÔNIO RIBEIRO.

14- TRANSIÇÃO FAMÍLIA – ESCOLA: UM PROCESSO MEDIADO PELA AFETIVIDADE. – ANDRÉIA VIEIRA DA SILVA, KATIELE OLIVEIRA DAMASCENO. – ORIENTAÇÃO: PROFº ME. RENATO ANTÔNIO RIBEIRO.

15- LEITURA NOS ANOS INICIAIS DE ALFABETIZAÇÃO. – JUSSARA APARECIDA GONÇALVES. – ORIENTAÇÃO: PROFª ARACELLY RODRIGUES LOURDES RANGEL.

16- A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. – HELENA CRISTINA MACHADO FONTES, JÉSSICA CAETANO RIBEIRO GODINHO, NATALINA VALERIANO DOS SANTOS DA COSTA. – ORIENTAÇÃO: PROFª MA. MARISA ROVEDA.

17- A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. – EMYLLAY CAROLINE DE SÁ CARDOSO, ROBERTA FLEURY CARDOSO, SAMIA PEREIRA DE PINA. – ORIENTAÇÃO: PROFª ARACELLY RODRIGUES LOURDES RANGEL.

18- A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO REGULAR. – ELISANGELA MARIA DE MELO SIQUEIRA, NEIDE DE SOUSA MACHADO COSTA, RAYANE DOS SANTOS NASCIMENTO. – ORIENTAÇÃO: PROFª ARACELLY RODRIGUES LOURDES RANGEL.

19- A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. – ELISANGELA GOMES DA SILVA, JANAIRA BATISTA FERREIRA, LAIZIANA SILVA GONÇALVES, MARIA APARECIDA CHAVES DA COSTA. – ORIENTAÇÃO: PROFª MA. MARISA ROVEDA.

20- DIFICULDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAH. – CLEINIR DE ALMEIDA, TAYSLAINE VANUNCIO PEREIRA. – ORIENTAÇÃO: PROFª MA. MARISA ROVEDA.

21- A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. – EDIANE PARREIRA SIMOA
GABRIELA ARAUJO DOS SANTOS, SABRINA DE LOURDES VEIGA. – ORIENTAÇÃO: PROFª ARACELLY RODRIGUES LOURDES RANGEL.

22- GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE). – BRUNA BERNARDO, ISABELLA BERNARDO, LAMARIA INÁCIA BATISTA. – ORIENTAÇÃO: PROFª ARACELLY RODRIGUES LOURDES RANGEL.

23- ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AQUISIÇÃO DA LÍNGUA. – CLÁUDIA DA SILVA PEREIRA.
DENIMAR SOUSA CAMARGO MELO, LUCILENE DE SOUSA BORGES, LANNA JESSICA DA VEIGA PAIVA. – ORIENTAÇÃO: PROFª MA. MARISA ROVEDA.

24- PROBLEMAS QUE OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO ENFRENTAM COM
RELAÇÃO AO TDAH. – CLÁUDIA ARIANDA DE SÁ MARQUES, LIDIA DE SÁ MACHADO, VANDA MEIRE CARDOSO MEDEIROS. – ORIENTAÇÃO: PROFª ARACELLY RODRIGUES LOURDES RANGEL.

25- A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. – ARIADNE APARECIDA DE PINA, CHANDALLA MUDRY DOS SANTOS SILVA MOREIRA. – ORIENTAÇÃO: PROFª ARACELLY RODRIGUES LOURDES RANGEL.

26- DISLEXIA: DESCOBERTAS E APRENDIZAGENS. – CARLA LORENA DE PAULA ANTUNES, CATIUSCIA MORAES SILVA VEIGA, JANAÍNA SILVA DE OLIVEIRA LACERDA, JÉSSICA LOBO. – ORIENTAÇÃO: PROFª ARACELLY RODRIGUES LOURDES RANGEL.

27- TDAH: DISCUSSÃO TEÓRICA IMPRESCINDÍVEL SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. – ANDRIELLY PINA GAMBA, RAQUEL SIMOA DE MORAIS ROCHA, SOPHIA STEPHANE RODRIGUES DA VEIGA, VANY DA CRUZ ALVES. – ORIENTAÇÃO: PROFª ARACELLY RODRIGUES LOURDES RANGEL.

28- A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. – CÁRITA RIBEIRO DE FREITAS MOREIRA, CLÁUDIA MARIA CIPRIANO GOMES WITORIZ, CLEUDILENE SIQUEIRA, MARIA HELENA CARDOSO DA SILVA. – ORIENTAÇÃO: PROFª MA. MARISA ROVEDA.

29- A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DO HÁBITO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. – ANA PAULA PARREIRA GOMES, ARMANDA CIPRIANO DOS SANTOS, DANIELA PAVELKONSKI DE ALEXANDRIA SIQUEIRA, ELICENE INÁCIA SANTANA SANTOS SILVA. – ORIENTAÇÃO: PROFª MA. MARISA ROVEDA.

30- A IMPORTÂNICA DO PROFISSIONAL PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR. – VLEIZE MERINO KUZ. – ORIENTAÇÃO: PROFª MA. MARISA ROVEDA.

31- DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA. – LAILA RANY RODRIGUES FERREIRA TORRES, STEFANE CAROLINE DA SILVA CAETANO. – ORIENTAÇÃO: PROFº ME. RENATO ANTÔNIO RIBEIRO.

32- SISTEMA PREVENTIVO DE DOM BOSCO NA RESOLUÇÃO DA INDISCIPLINA. – Aline de Sousa Batista; Maria Gabriela Schäfer. – Orientação: MSc. Renato Antônio Ribeiro

33- A MANIFESTAÇÃO DA SEXUALIDADE INFANTIL E AS MEDIAÇÕES AFETIVO PEDAGÓGICAS. – Ana Carolina Fernandes De Castro Peixoto; Julliana Lemes De Araújo. – Orientação: Profº Me. Renato Antônio Ribeiro

34- O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO FERRAMENTA DECONHECIMENTO DE SUA FORMAÇÃO DOCENTE. – Ana Flávia Martins Souza; Suzane Martins Borges Silva. – Orientação: MSc. Renato Antônio Ribeiro

35- A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA. – Ana Maria Moreira dos Santos; Lohany Sirqueira de Souza. – Orientação: Profº Me. Renato Antônio Ribeiro

36 – INSTRUMENTOS NORTEADORES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. – DANIELA DO NASCIMENTO TEIXEIRA; RENATA DO PRADO DEZZEN COURTE. – Orientação: Profº Me. Renato Antônio Ribeiro.

37- A PRÁTICA DO TRABALHO PEDAGÓGICO A PARTIR DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. – Débora Laís Souza Farias; Naiara Cristina Xavier Fernandes. – Orientação: Profº Me. Renato Antônio Ribeiro.